sábado, 31 de maio de 2008

PARADISE LOST - "Doomsday Symphonies" - 1996



Estilo: gothic metal
*Obs: disco gravado ao vivo de duas apresentações de 1995 (faixas 1 a 12 - Estocolmo, Suécia; Faixas 13 a 17 - Londres, Inglaterra)
Origem: Halifax, Inglaterra
Comentário: "Doomsday Symphonies" é um disco ao vivo pirata, portanto, não existe oficialmente na discografia da banda. Foi lançado em 1996 pelo selo da República Tcheca Oxygen. República Tcheca?!? É isso mesmo, há uns dez, doze anos atrás, uns selos da Polônia, da Itália e de países do Leste Europeu começaram a prensar discos ao vivo de uma penca de artistas sem as devidas autorizações. Porém, estes mesmos selos se fizeram valer de brechas em suas legislações, que lhes garantiam a legalidade dos lançamentos caso depositassem a grana dos direitos autorais numa conta que pudesse ser acessada pelo artista em questão. Feito isso (a farra durou mais uns dois anos e acabou sendo abolida pelas autoridades, mas aí veio a internet e fodeu com tudo de vez...), foram disparados verdadeiros bootlegs/OVNIs de encartes coloridos e lotados de fotos bacanas, contendo shows que as bandas em si nunca pensaram em lançar como discos oficiais - alguns poucos com gravações ótimas, a maioria com o som horrível. Esta é a magia do disco pirata ao vivo: você ouve seu artista preferido despido de pós-produções e overdubs, num registro fiel de uma apresentação que não tinha o objetivo de ser lançada oficialmente.

E este piratão do Paradise Lost apareceu na época numa filial de uma famosa cadeia de loja de CDs de Vitória, dando sopa em meio a discos oficiais! Bom, você pode baixar esta maravilha aqui sem medo, pois a gravação é excelente. Ao que tudo indica, foi capturada direto da mesa de som, pois se ouvem todos os intrumentos e voz com o peso e a clareza de um ao vivo oficial. E o repertório? É coisa de louco... Trata-se da turnê do "Draconian Times", com grande destaque também para músicas do "Icon" - dois discos que, na minha humilde opinião e também na de muita gente, são os seus melhores, verdadeiros clássicos da música gótica (a beleza de suas canções superam o mero rótulo gothic metal, né não?)

Baixem e se deleitem!

*Som ripado direto de CD original

2 comentários:

Jovita disse...

Obrigaadaa...
esse do Paradise eu não tinha, muito legal...
ps.: estou em uma das fotos abaixo... e acho que tenho ainda fotos do pub... a 1ª..
falow

Kalunga disse...

Nossa, do Pub 455???

eu tbm tinha, mas foram-se embora junto de um PC antigo meu que pegou fogo... Tenho só umas quatro e olhe lá, rsrsrsrsrs..